17/11/2016 14h45 - Atualizado em 18/11/2016 10h00

Semana da Consciência Negra no Espírito Santo

O combate ao racismo, à desigualdade e à violência da população negra deve ser um compromisso de toda a sociedade junto ao Estado, por meio de políticas consistentes e eficazes para promover a igualdade racial e o respeito à diversidade.

 

No dia 20 de novembro se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data referência para reflexões sobre a trajetória de negras e negros na construção da sociedade brasileira. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (GEPPIR), organizou uma agenda de ações com o objetivo de debater as várias formas de violações aos direitos da população negra.

 

As atividades serão realizadas nos dias 21, 24, 29 e 30 de novembro e tratarão de temas como o racismo, a falta de oportunidades socioeconômicas, o enfrentamento ao extermínio da juventude negra e a violência contra mulheres negras.

Esses eventos foram criados para fomentar a promoção aos direitos humanos em diferentes temas e estão incluídos no cronograma de Direitos Humanos, realizado pela SEDH entre os dias 18 de novembro de 12 dezembro.

 

Programação

Segunda-feira (21)

Mesa Redonda: “Consciência Negra: Destacando a Dupla Discriminação Vivida pelas Mulheres Negras”.

Local: Auditório do Arquivo Público do Espírito Santo.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória.

Horário: 18 horas

 

Painel I: Mulheres Negras que Empreendem: superação a partir da autonomia econômica – Convidada: Bryce Caniçali, proprietária do Atelier Pretinha.

 

Painel II: Solidão e Abandono da Mulher Negra e de Jovens Negras e Negros – Convidada: Meyrieli Carvalho Silva, Assistente Social e Consultora para o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas, agência da ONU que desenvolve ações para juventude e saúde reprodutiva das mulheres).

 

Painel III: Mulheres Negras que Produzem Cultura – Convidada: Charlene Bicalho, produtora cultural, diretora do Teatro Carlos Gomes e idealizadora do Raiz Forte Espaço de Criação.

ATRAÇÃO CULTURAL DA FAMES.

Quinta-feira (24)

Palestra: “Diálogos sobre Inclusão Social: enfrentamento às discriminações e ao racismo institucional”.

Local: Auditório da SEG.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 362, Centro de Vitória. Palácio Fonte Grande.
Horário: 9 horas

Palestrante: Meyrieli de Carvalho Silva.

Currículo: Assistente social, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UFES e Especialista em Atendimento Integral a Família pela Universidade Veiga de Almeida. Tem atuação profissional em Proteção Social Básica e em Proteção Social Especial, atendimento a famílias e indivíduos em vulnerabilidade social.  Atualmente faz parte do Instituto Das Pretas e realiza Consultoria para o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas, agência da ONU que desenvolve ações para juventude e saúde reprodutiva das mulheres). Desenvolve também pesquisa para a Fundação Carlos Chagas e para a FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais) sobre organizações do movimento negro.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh)

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

suellen.barone@sedh.es.gov.br 

maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

seae.comunicacao@gmail.com

Tels.: (27) 3636-1332 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118

Facebook: DireitosHumanosES | OcupacaoSocialES

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard