25/02/2016 09h58 - Atualizado em 15/07/2016 14h54

Seminário planeja expedições à bacias hidrográficas do ES

Expedições à bacias hidrográficas do Estado e atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, uso racional da água, combate ao mosquito Aedes aegypti e prevenção de doenças. Essas e outras ações foram discutidas e planejadas no Seminário Regional “Ser adolescente e atitudes socioambientais responsáveis”, realizado nesta quinta-feira (25), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória.

O vice-governador César Colnago participou da abertura do seminário e destacou a importância do engajamento dos jovens. “Esse vigor da juventude, de querer mudar o mundo, faz o mundo andar. A articulação desses jovens dentro dessa atividade tão importante, que mobiliza vários segmentos governamentais, como municípios, Unicef e outras entidades da sociedade civil faz da intersetorialidade não apenas um discurso, mas uma prática. Ninguém resolve as questões da sustentabilidade isoladamente, mas por meio da união de diversos setores”, ressaltou.

Também participou do seminário o coordenador do Unicef no Brasil, Mário Volpi. “É muito importante internalizar as políticas sociais dentro do Governo. Por meio da articulação entre Unicef, municípios e Governo do Estado, é possível planejar ações como estas que estão sendo discutidas hoje aqui, que contribuem para deixar o nosso planeta um lugar melhor para se viver”, declarou.

Realizado pela Vice-governadoria em parceria com o Unicef, o encontro reuniu cerca de 70 adolescentes de 17, dos 19 municípios capixabas que concorrem ao “Selo Unicef Município Aprovado”. Os jovens  participam do Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca), ligado ao Unicef.

De acordo com a Coordenação de Políticas Intersetoriais, ligada à Vice-governadoria, a proposta é apoiar os municípios na realização de seminários municipais para a preparação de atividades socioambientais, construindo metodologias a partir do conhecimento dos próprios adolescentes, que serão protagonistas das ações.

Os adolescentes que participaram do seminário não esconderam a empolgação e a disposição de desenvolver esse trabalho conjunto em seus municípios. “Eu me interessei em participar dessa atividade porque vejo como uma forma de demonstrar minhas ideias, passar para frente aquilo que penso, ser ouvida. Já venho de um trabalho desenvolvido no município e estou saindo com muitas respostas. A experiência está sendo ótima”, afirmou Alana Carvalho de Souza, 17 anos,  moradora de São Mateus.

Ramon Augusto Pedro, 15 anos, que reside em Barra de São Francisco, acredita que esta é uma grande oportunidade de fazer a diferença. “Somos jovens e daqui a pouco seremos nós os adultos, seremos nós que estaremos cuidando desse mundo. Estamos percebendo que é preciso agir ou acabaremos sofrendo as consequências”, opinou.

O encontro contou com a participação de representantes da das secretarias de Estado de Saúde,  Educação,  Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além do Incaper,  Idaf, Agerh e Iema, que serão parceiros das atividades a serem realizadas em prol do meio ambiente.

Atendimento à imprensa:

Alessandra Tonini: 99871-0543