29/07/2016 15h00 - Atualizado em 29/07/2016 15h01

Sesa concentra um dos maiores campos de estágio do Estado

A cada ano, cerca de 2.500 estagiários passam pelos campos de prática da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Desde 2008, a Sesa estabelece parcerias com instituições de ensino técnico e superior, e abre vagas de estágio, internato e residência para contribuir com o aprendizado dos novos profissionais da saúde.

É a partir do estabelecimento do convênio que as instituições de ensino se tornam aptas a utilizar os campos de estágio da rede de saúde pública estadual, hoje com 28 unidades. Para intermediar essa relação, a Sesa conta com as comissões de estágio, que organizam a entrada do aluno no campo e todo o desenvolvimento das ações relacionadas ao estágio curricular supervisionado.

A técnica do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUEDRH) Silvana Assis Machado explica que a entrada do aluno se dá por meio do convênio firmado com as instituições de ensino e de acordo com a oferta e a capacidade instalada de cada hospital e serviço de saúde.

“A partir da demanda da instituição de ensino, as vagas de estágio são disponibilizadas, respeitando a capacidade de absorção dos hospitais e dos serviços de saúde para que não comprometam a rotina do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde”, relata Silvana, que é coordenadora do estágio curricular supervisionado da Sesa.

O sistema de saúde permite que os estudantes tenham mais de uma oportunidade de ensino. A técnica do NUEDRH Ana Kelly Lugon diz que além do estágio e do internato, que é o momento em que o aluno consegue aliar a teoria com a prática, existe ainda a residência médica, que é quando o estudante já formado retorna ao serviço de saúde para aprimorar os seus conhecimentos.

Cursos

Para os interessados em estagiar, a maioria das vagas solicitadas pelos hospitais e serviços da saúde correspondem aos cursos de técnico em Enfermagem, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Psicologia.

Foi por meio de uma parceria que a estudante de psicologia Yasmin Sechim Vionet conseguiu uma vaga de estágio no Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim.

“Cheguei cheia de medos e receios e saí com saudade, pois pude ver se tornando real o que ouvi em sala de aula”, relata a estudante.

Com um dos maiores campos de estágio do Espírito Santo, a Sesa tem por objetivo contribuir com a melhoria da qualidade da formação dos profissionais de saúde do Estado.

“Nós acreditamos na responsabilidade que temos frente à formação acadêmica e técnica desse aluno, que poderá retornar para o serviço de saúde já como profissional e melhor preparado para atender o paciente do SUS”, afirmou a coordenadora do estágio curricular supervisionado da Sesa.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Texto: Rodrigo Croce

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99983-3246/99943-2776

         

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard