23/10/2015 16h00 - Atualizado em 11/08/2016 14h58

Sesa: é importante fazer vistorias contra dengue em dias fixos

 

O combate ao mosquito da dengue é uma tarefa de todos. Em casa, onde existe maior concentração dos focos do Aedes aegypti, é preciso escolher dias fixos da semana para fazer vistorias e eliminar os criadouros do vetor. Isso porque o ciclo evolutivo do mosquito dura, em média, de cinco a sete dias, segundo Roberto Laperrière Junior, referência técnica do Programa Estadual de Combate à Dengue, à Chikungunya e à Zica Vírus da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

“Se a pessoa elegeu o sábado para fazer a vistoria, ela precisa fazer a limpeza sempre nos sábados. Isso porque se numa semana ela fez a vistoria no sábado e na outra deixou para fazer na segunda-feira, por exemplo, já se passou o período evolutivo e novos mosquitos podem ter surgido. Por isso é importante escolher um dia fixo para eliminar esses depósitos, evitando que uma nova população do mosquito saia no ambiente”, detalha Laperrière.

Recipientes como vasilhas de animais domésticos necessitam ser limpos com uma boa escovação nas bordas para retirar possíveis ovos do vetor da doença. O mesmo deve ser feito com vasos de plantas, tonéis, caixas d’água e a bandeja que fica atrás da geladeira. Laperrière ressalta que a bandeja e os vasos de planta, além de limpos, devem ser mantidos sempre sem água.

“A escovação desses locais é importante porque a fêmea coloca o ovo na parede desses recipientes e ele pode ficar lá até 450 dias, ou seja, mais de um ano. Assim que entrar em contato com a água, em um ou dois dias o ovo eclode e a larva, que é o primeiro estágio do mosquito, vai para a água. Daí por diante o mosquito completa sua evolução na água e depois vai para o ambiente”, explica.

O quintal também pode se tornar um grande depósito de criadouros do mosquito da dengue, por isso, também deve ser vistoriado toda semana, num dia fixo. A referência técnica do Programa Estadual de Combate à Dengue, à Chikungunya e à Zica Vírus orienta limpar a área externa da casa e eliminar tampas de garrafa, folhas, sacolas plásticas e outros objetos não mais utilizados que podem acumular água. 

 

Confira mais dicas para ajudar a eliminar os focos da dengue

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos;
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação se não houver ninguém para tomar conta da casa.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

 jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

 julianarodrigues@saude.es.gov.br

 Ana Carolina Stutz

 anapinto@saude.es.gov.br

 Juliana Machado

 julianamachado@saude.es.gov.br

 Álvaro Muniz

 alvaromuniz@saude.es.gov.br

 Texto: Ana Carolina Stutz

 Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard