27/03/2015 15h50 - Atualizado em 19/08/2016 17h52

Simpósio discute a mecanização da colheita do Conilon

A mão de obra na época de colheita do café Conilon é escassa, cara e muitas vezes de má qualidade. Por isso, esta questão pode ser considerada a principal dificuldade da cafeicultura do Conilon no Espírito Santo. E para discutir a adaptação de máquinas e o manejo da lavoura para a realização deste trabalho, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com diversas instituições e empresas, realizam o Simpósio de Mecanização da Colheita do Conilon.

 

O evento, cujo tema é “O manejo da lavoura de café Conilon visando a mecanização da colheita”, será realizado nesta terça-feira (31) no auditório do Instituto Vale do Cricaré/Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus, norte do Espírito Santo. “Vários sistemas de mecanização de colheita foram testados por instituições parceiras do Incaper e com o apoio dos agricultores que cederam áreas para implantar os experimentos e testar as máquinas. O objetivo deste simpósio é justamente apresentar os resultados obtidos com os testes realizados, para que o cafeicultor capixaba encontre o sistema mais adequado à sua realidade”, disse José Antônio Lani, pesquisador do Incaper responsável pelos trabalhos.

 

O pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, abre as discussões apresentando um panorama a respeito da cultura do café Conilon no Espírito Santo e no Brasil. Após as palestras de representantes das empresas e instituições envolvidas no simpósio, será aberto o debate sobre uma proposta de manejo do Conilon visando a colheita mecanizada.

 

A organização do evento é do Incaper em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). As empresas New Holland e Case Agriculture são patrocinadoras do simpósio, que também conta com a participação das empresas Jacto e Miac Máquinas Agrícolas. A Faculdade Vale do Cricaré, e as empresas Syngenta e a Satis apoiam o evento.

 

Para mais detalhes a respeito dos estudos, acesse: http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=3017

 

 

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 98849-6999

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard