19/02/2015 17h28 - Atualizado em 23/08/2016 16h16

Sinfônica do ES se apresenta com uma maestrina pela primeira vez em sua história

Nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26), dando continuidade à Temporada 2015, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES), conta com uma convidada muito especial: a maestrina Ligia Amadio. Será a primeira vez na história da Oses que uma mulher estará frente à orquestra. As apresentações acontecerão no palco do tradicional Theatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20 horas.

Os ingressos custam R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia) e podem ser adquiridos a partir das 14h  desta quinta-feira (19), na bilheteria do teatro (3132-8399).

O programa terá duas obras, uma de um compositor armênio, Khachaturian e outra de um compositor russo, Shostakovich. Do primeiro será apresentado o Concerto para violino, escrito em 1940 e considerado um dos principais escritos para esse instrumento na primeira metade do século XX.

Já do compositor Dimitri Shostakovich, que viveu entre 1906 e 1975, será apresentada a Sinfonia n.º 5, composta em 1937. De acordo com o maestro Helder Trefzger, “essa obra, de grandes dimensões, nunca foi apresentada no Estado. Ouvi-la pelas mãos da maestrina Ligia Amadio será uma oportunidade única”, afirma.

Solista convidada

A solista da noite, Gabriela Queiroz, iniciou seus estudos de violino  aos  quatro  anos  em  João  Pessoa (PB)  sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2007, e teve como professores Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec e Shmuel Ashkenasi (ChicagoEUA). Em 2014 obteve o título de Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, sob orientação do professor André Cardoso.

Participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais entre os quais se destacam o “Margess International”(Zuoz Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010e2013) onde pode participar de Master Classes com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Gilles Apap dentre outros. Em 2011 participou de Master Classe com o violinista Pinchas Zukerman, em SãoPaulo.

Gabriela se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo  atuado  junto  à  Orquestra  Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica  do  Espírito  Santo (atual Orquestra Sinfônica),  Orquestra  Sinfônica  de  Sergipe,  Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, dentre outras. Como camerista, tem se apresentado ao lado de renomados músicos, dentre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni, Alex Klein, dentre outros.

Maestrina convidada

Destaque ainda para a maestrina convidada, Ligia Amadio, atual titular da Orquestra Filarmônica de Bogotá, na Colômbia.

Formada em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, fez o Bacharelado em Música com Habilitação em Regência — e Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMR). No Brasil, seus principais mentores foram Henrique Gregori, Eleazar de Carvalho, H.J.Koellreutter e Almeida Prado.

Sua formação também incluiu os mais importantes cursos internacionais de especialização em regência orquestral. Sua atuação estende-se por: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, Franca, Israel, Itália, Japão, Holanda, Hungria, México, Peru, Portugal, Republica Tcheca, Rússia Servia, Tailândia e Venezuela.

Premiada no Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago do Chile (1998), em 2001 recebeu o premio "Melhor Regente do Ano" outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo.

Atuou como regente titular e diretora artística da Orquestra Sinfônica Nacional, entre 1996 e 2009. Entre 2000 e 2003, ocupou a função de regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina.

Serviço:

Séries Pré-estreia e Concertos Sinfônicos

Obras de Khachaturian e Shostakovich

Regência: Maestrina Ligia Amadio

Solista: Gabriela Queiroz, violino

Local: Teatro Carlos Gomes

Data: 25 e 26/02

Horário: 20h

Ingressos: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia). Venda antecipada. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, a partir das 14 horas desta quinta-feira (19)h. Telefone: 3132-8399

No dia 01 de março, domingo, às 11h, haverá a estreia da Série “Concertos para a Família”, com parte do repertório apresentado nos dias 25 e 26/02 e sob a regência do maestro Leonardo David.