Sobrado histórico é reinaugurado como sede do Iphan no Estado
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai funcionar agora em um sobrado na Cidade Alta de Vitória. A edificação – tida como histórica – foi reaberta como sede do Instituto nesta sexta-feira (23).
A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e da superintendente, Elisa Machado Taveira. Na ocasião, foi aberta uma exposição sobre a atuação do Iphan no Estado.
Os mais antigos registros históricos sobre a edificação datam de 1875. O projeto de restauração e adaptação do imóvel Sede do Iphan-ES buscou – além de preservar as características da casa – dar condições de segurança, conforto e acessibilidade exigidas pela legislação atual.
O secretário de Estado da Cultura (Secult), João Gualberto, destacou que o Governo do Estado irá intensificar ações conjuntas para promover o resgate histórico capixaba. "Vamos intensificar ações para atrair a sociedade".
A presidente do Iphan contou que a obra promove o diálogo entre o antigo. “Contamos com o apoio da sociedade para disseminar e melhor conhecer patrimônios que representam a história do país", destacou.
A superintendente Elisa ressaltou a importância do momento. "Estamos orgulhosos pela recuperação do espaço e esperamos estar iniciando um novo momento para preservação da história em nosso Estado”.
Com informações da Assessoria de Comunicação Iphan.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215