03/09/2016 09h15 - Atualizado em 30/08/2016 14h21

Teatro Carlos Gomes terá concerto de piano neste sábado (03)

Mais do que um concerto de piano, uma experiência artística que vai mexer com a concepção de todos os presentes. A pianista capixaba Késia Decoté volta a Vitória para se apresentar em uma dupla programação especial no Teatro Carlos Gomes. O sábado (03) começa com a palestra “Perfomance pianística em diálogo com outras artes”, às 19 horas. Em seguida, às 20h, será a apresentação do concerto “Memórias (reais e imaginárias)”. Os ingressos custam 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). As portas do teatro serão abertas 30 minutos antes da palestra. Mais informações pelo Telefone 3132-8399.

A pianista capixaba, que faz seu doutorado na Oxford Brokes University (Inglaterra), abordará os diálogos com outras formas artísticas em recitais de piano. Késia irá apresentar alguns dos projetos que ela vem desenvolvendo, propondo recitais interdisciplinares de piano que sejam experiências artísticas ricamente multissensoriais, ou seja, utilizando luzes, cores, textura, entre outros recursos.

Logo após, no concerto “Memórias (reais e imaginárias)”, a artista faz um recital de música contemporânea para piano e piano de brinquedo. Um lúdico espetáculo de aproximadamente 45 minutos em que a pianista coloca em prática um repertório diversificado que vai do reconhecido compositor Norte-americano Henry Cowell aos experimentos modernos de novos compositores como Yfat Soul Zisso e Stephen Montague.

A artista

Késia Decoté é natural de Vitória, no Espírito Santo. É Bacharel e Mestre em Piano pela UFRJ e Mestre em Artes Contemporâneas e Música pela Oxford Brookes University (Inglaterra). Em sua formação acadêmica, teve como professores Célia Ottoni, Luiz Senise e Myrian Dauelsberg (piano), Claudio Dauelsberg (piano popular) e Ray Lee (Artes Contemporâneas), além de ter sido uma das fundadoras do grupo PianOrquestra. Hoje integra o grupo Oxford Improvisers (Inglaterra).

Atualmente, Késia está cursando o doutorado em Artes Contemporâneas e Música na Oxford Brookes University, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde tem pesquisado estratégias interdisciplinares para o recital de piano.

Késia Decoté

Local: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória

Data: sábado, 03 de setembro.

Palestra “Perfomance pianística em diálogo com outras artes”, às 19h.

Concerto “Memórias (reais e imaginárias)”, às 20h

Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)

Telefone: 3132.8399.

Programa do concerto “Memórias (reais e imaginárias)”:

- Yfat Soul Zisso (Reino Unido) – Recollection, para piano de brinquedo (2015) * estreia no Brasil

- Marisa Rezende (Brasil) – Ressonâncias (1983)

- Efthymios Chatzigiannis (Grécia/ Reino Unido) – Auditory Rainbows, para piano e copos ressonantes (2010)

- Henry Cowell (EUA) – The Banshee, para cordas do piano (1925)

- Marisa Rezende (Brasil) – Miragem, para piano e baquetas (2009)

- Silvia Berg (Brasil) – El sueño… el vuelo (2010)

- Stephen Montague (EUA/ Reino Unido) – Almost a lullaby, para piano de brinquedo, caixinha de música e sinos de vento (2004)