11/03/2016 09h00 - Atualizado em 12/07/2016 17h29

Unidade do Corpo de Bombeiros começa a funcionar em Guaçuí

Na manhã desta sexta-feira (11), o governador Paulo Hartung esteve em Guaçuí para dar início ao Serviço Operacional da 2ª Cia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar do Espírito Santo (BBMES). O evento contou com a presença de autoridades locais e do Estado, entre eles o Comandante Geral do CBMES, Marcelo D’Isep Costa.

"Este é um importante equipamento público que vai cumprir uma função estratégica na região do Caparaó. Esse novo espaço físico vai permitir ampliação das ações integradas entre Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, principalmente nas ações preventivas e na orientação à população. A descentralização e interiorização dos serviços dos bombeiros fazem parte de uma política de gestão do Estado para aproximar a instituição da comunidade e agilizar os serviços prestados", comentou Hartung.

Já o comandante Geral do CBMES, Marcelo D’Isep Costa, ressaltou que a unidade é um anseio antigo da população e fruto de um detalhado estudo de viabilidade que apontou o município onde seria implantada uma nova unidade da Instituição. "O Governo do Estado teve sensibilidade e autorizou o plano de expansão do Corpo de Bombeiros, o que irá melhorar a qualidade dos serviços. Uma medida de baixo impacto econômico e grande retorno para sociedade", destacou D’Isep.

A Unidade de Guacuí está localizada numa área estratégica, na Rodovia Norival Couzi (ES 482), próximo ao trevo que leva ao município de Dores do Rio Preto (ES 060), e Guaçuí, Alegre, São José do Calçado, Bom Jesus, Apiacá, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama e Jerônimo Monteiro, o que redundará na diminuição do tempo-resposta aos atendimentos das ocorrências nos municípios vizinhos

A construção dessas novas unidades obedecerá ao projeto arquitetônico, que prevê modernas soluções ambientais como reaproveitamento da água da chuva e da luz solar, concebido para permitir o funcionamento de uma unidade operacional com toda a estrutura de atendimento ao público através da Seção de Atividades Técnicas, responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção de incêndio e pânico, além da previsão de alojamentos, vestiários e banheiros.

O maior foco de atuação do Corpo de Bombeiros Militar está ligado diretamente à prevenção contra incêndio e pânico. Mas não se resume a isso, está empregado em mais atividades, tais como: coordenação e execução de ações de defesa civil, salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, dentre outros.

Plano de expansão

Atualmente são treze unidades distribuídas pelo Estado. Após a construção das novas unidades, serão 14 os municípios que contarão com unidades operacionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Guaçuí e Nova Venécia. Em junho estão previstas as entregas das unidades de São Mateus e Venda Nova do Imigrante.

Coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública

Gustavo Tenório  (27) 3636-1572 / 99961-0214