28/07/2016 14h20 - Atualizado em 28/07/2016 14h19

Unidades da Grande Vitória celebraram 26 anos do ECA

A quadra da Unidade de Internação Provisória II (Unip II) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi palco de uma série de apresentações de jovens que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Grande Vitória, no último dia 14. O motivo foi a comemoração dos 26 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado no último dia 13.

Os jovens que abriram e conduziram as apresentações foram os acautelados na Unip II, que deram as boas-vindas e iniciaram uma breve leitura do Estatuto, também conhecido como Ecriad. Durante toda a programação, eles interagiram com os demais, anunciando as atividades, e também apresentaram um vídeo em que entrevistaram a defensora pública Lígia Marchesi Homem, para tirar dúvidas sobre a lei que dispõe sobre o assunto.

Na sequência, os internos da Unidade de Internação (Unis) leram um histórico do ECA e, em seguida, cantaram uma música autoral. As meninas da Unidade de Internação Feminina (Ufi) também seguiram a linha artística e fizeram uma releitura de trechos da legislação com rimas. Em seguida, vestidas com camisas com as iniciais que formavam a palavra “liberdade”, elas cantaram a música “A Paz”, do grupo Roupa Nova.

Os socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) apresentaram as medidas socioeducativas e os da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) cantaram uma música composta por eles homenageando o Ecriad.

“Infelizmente, existe intolerância e preconceito social com relação aos jovens que cumprem medida socioeducativa. Por isso é tão importante investirmos na ressocialização deles. Vemos que existem diversos talentos que, se trabalhados, terão futuro. A Defensoria acredita nisso e se envolve em diversas áreas, a partir de cada história. O nosso objetivo também é contribuir para superar o preconceito como um todo”, disse a defensora pública Lígia Marchesi, que assistiu a toda programação.

No local, estavam expostos artesanatos e sabonetes líquidos produzidos por internos. Na saída, todos receberam uma pequena lembrança que representava o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca): um recorte de boneco segurando um doce.

 

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard