Uso do celular como instrumento de ensino auxilia aulas de História
Buscando inserir o uso da tecnologia nos métodos de ensino, a professora Eliana Alves, de História, juntamente com o acadêmico Queiliton Martins, promoveram atividades com o uso de celulares para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Fraternidade e Luz, de Cachoeiro de Itapemirim.
Queiliton – idealizador do projeto e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – criou por meio de um site o aplicativo “Quatro imagens e uma palavra”, aplicando os assuntos aprendidos no decorrer das aulas.
Com o objetivo de conscientizar sobre o uso do celular de maneira correta e melhorar o desenvolvimento dos alunos na disciplina, a professora Eliana informou que também foi utilizado o recurso musical, a fim de criar um ambiente descontraído.
“Juntamos, pela primeira vez, a tecnologia e a música e foi uma experiência excelente. Os alunos utilizaram instrumentos que tinham em casa e a aula fluiu. Eles amaram”, disse a professora, destacando que o projeto será utilizado novamente ao final do próximo conteúdo que for aplicado.
A pedagoga Rita Prates destacou que um dos pontos positivos de usar a tecnologia na educação é que aguça o interesse dos estudantes e amplia o horizonte de pesquisa e compartilhamento de informações.
Sedu Digit@l
A Secretaria do Estado de Educação (Sedu) desenvolve o programa “Sedu Digit@l”, que busca expandir as oportunidades de aprendizagem dos estudantes por meio da experiência digital. A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e ao fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento aos professores, do uso de metodologias ativas, do estímulo ao engajamento dos estudantes e à produção de conhecimento e da valorização das produções escolares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Nogarolli