Vice-governador prestigia sessão solene em homenagem aos 50 anos da Apae Vitória
O vice-governador César Colnago marcou presença na sessão solene em comemoração aos 50 Anos da Apae Vitória, na noite desta quinta-feira (07), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Na oportunidade, o vice-governador falou do trabalho da instituição, que é referência no atendimento à pessoa com deficiência e na luta pelos seus direitos.
“Essa instituição, mesmo com dificuldades, venceu e vence muitas batalhas com esforço, cooperação e união para superar esse desafio tão importante, que é atender às pessoas com deficiência, que por direito merecem ter a sua inclusão nas mais diversas áreas. E se essas pessoas forem estimuladas de forma multidisciplinar, podem ter uma vida altamente participativa na sociedade”, afirmou César Colnago, que representou o governador, Paulo Hartung, na sessão.
Na sessão solene, várias pessoas foram homenageadas, dentre elas, a coordenadora intersetorial da Política de Ocupação Social, a professora Vera Nascif.
Dentre os participantes presentes na sessão solene estavam o presidente e o vice-presidente da Apae Vitória, Pedro Bassini e Hércules Falcão, a promotora de Justiça Sandra Ferreira de Souza, e o presidente da Federação Nacional das Apaes, Rodolfo Dalla Bernadina.
Histórico da Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória (APAE) é uma instituição do terceiro setor, sem fins econômicos, referência estadual no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e/ou autismo, em todas as faixas etárias.
Sua história começou no início dos anos 1960, quando funcionava em Vitória o Instituto Educacional do Espírito Santo (Inedes), que atendia a crianças excepcionais. Este Instituto foi extinto e do seu patrimônio nasceu a Apae de Vitória, no dia 7 de maio de 1965. Foi a primeira Apae do Espírito Santo e a que deu início ao Movimento Apae ano no Estado.
A instituição iniciou seus trabalhos com atendimento a 50 crianças e jovens. A equipe era composta de um diretor, um secretário, seis professores e quatro profissionais da área clínica.
Há 50 anos a instituição presta atendimento especializado a crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas em fase de envelhecimento com deficiência intelectual e/ou múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento, nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico, pedagógico, de inclusão no mercado de trabalho e na defesa dos direitos na sociedade.
Assessoria de Comunicação/ Vice-Governadoria do ES
Marcelo Martins (coordenação): 99979-7665
Alessandra Tonini (assessoria de imprensa): 99871-0543