17/10/2016 15h20 - Atualizado em 17/10/2016 15h18

Vigilância Sanitária: servidores do Sul concluem aulas de especialização

Servidores estaduais e municipais da região Sul do Estado concluíram – na primeira quinzena de outubro – as aulas da Especialização em Vigilância Sanitária. A formação é promovida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Emescam.

Os encontros foram encerrados após um ano e meio de intenso estudo, com aulas no município de Cachoeiro de Itapemirim. Agora, os profissionais se preparam para a entrega e apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), previsto para ocorrer na segunda quinzena de dezembro.

Aproximadamente, 80 participantes finalizam esta etapa da formação. Entre eles está a servidora estadual Priscila de Oliveira Rocha, que atua na Superintendência de Saúde da Regional de Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com ela, um dos grandes benefícios desta iniciativa foi o contato maior entre os técnicos.

“Foi uma oportunidade do Estado se aproximar dos municípios, considerando que os técnicos municipais têm uma expectativa com relação aos técnicos estaduais e vice-versa, sem que haja um contato tão próximo”, destacou Priscila.

A servidora municipal de Jerônimo Monteiro, Joice Couto, que também integrou uma das turmas da especialização, explicou que o ganho conquistado por meio dessa oferta foi potencializado pelo diálogo entre as cidades participantes, o Estado e os docentes.

“De fato, essa especialização abriu um leque, já que é possível trocar informações com outros colegas e com o corpo docente da instituição, o que é um ponto bem positivo. Você acaba conhecendo experiências exitosas que outras cidades tiveram, pegando isso e aplicando na municipalidade”, contou.

Com o objetivo de marcar o encerramento desta etapa, os alunos foram convidados para participar de uma palestra com o tema “Vigilância Sanitária: proteção e Defesa da Saúde”, com a palestrante Geane Sobral Nascimento. Entre o público presente estava a chefe da Vigilância Sanitária da Sesa, Marizete Silva e a representante da CIR Sul, Elisa Barreto.

“Esse curso é uma construção coletiva e foi pensado com base na nossa realidade, na nossa prática. Estamos chegando nesse momento de encerramento. Mas não precisamos parar por aqui. Podemos dar continuidade a esse processo, a essa construção que nós iniciamos”, destacou Marizete.

Além das ações realizadas no Sul do Espírito Santo, também foram realizadas turmas nos municípios de Colatina, São Mateus e na região Metropolitana. A previsão é que todos os participantes apresentem seus trabalhos de conclusão de curso até fevereiro do próximo ano.