07/07/2016 14h50 - Atualizado em 08/07/2016 15h48

Visita à Fazenda Experimental do Incaper traz debates sobre o Conilon

Cerca de 50 agricultores de base familiar, lideranças sindicais e religiosas e estudantes do ensino médio (técnico em agropecuária) dos municípios São Gabriel da Palha e Vila Valério visitaram a Fazenda Experimental do Incaper, localizada em Marilândia. O objetivo foi conhecer e debater pesquisas realizadas e concluídas sobre café conilon voltadas à agricultura familiar. O foco das demonstrações foi para a primeira variedade melhorada de café conilon de propagação por sementes para o Estado do Espírito Santo, o EMCAPER 8151 – Robusta Tropical. 

Dentre os participantes estavam alunos do 4° ano do ensino médio da Escola Família Agrícola do Córrego Bley, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), assentados da reforma agrária e do crédito fundiário, diretores dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e de Vila Valério, técnicos em agropecuária e líderes religiosos de São Gabriel da Palha.

Sob a coordenação dos pesquisadores do Incaper lotados na Fazenda Experimental Paulo Sérgio Volpi e Marcone Comério todos tiveram a oportunidade de refletir e debater a realidade do café conilon no mundo, no Brasil e, também, em São Gabriel da Palha. Foram socializados os principais resultados do programa de melhoramento genético do café conilon do Incaper, variedades e clones de café, poda programada, vergamento e redução da base genética do café conilon.

“Neste ano, completamos seis anos com a execução deste trabalho. A cada ano aumenta o número de pessoas que se inscrevem para participar”, disse o engenheiro agrônomo do Incaper, Carlos Lobo Teixeira.

Teixeira acrescentou que o trabalho é realizado por um grupo dedicado à variedade Robusta Tropical de São Gabriel da Palha.  No grupo estão representantes do Incaper, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e Vila Valério, da Prefeitura de São Gabriel da Palha, da Escola Família Agrícola do Bley e da Associação dos Pastores Evangélicos de São Gabriel da Palha.

“Os participantes apresentam experiências no cultivo de café conilon, já que esses municípios têm como um dos alicerces da sua economia o cultivo, contando com a comercialização do produto”, explicou. Ele também destacou a parceria com a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), como um dos protagonistas da comercialização do conilon.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard