11/02/2015 16h25 - Atualizado em 23/08/2016 16h27

Workshop sobre Gestão Estratégica e Inovação para a Agropecuária reúne pesquisadores e gestores públicos em Vitória

Nesta quarta-feira (11), foi realizado o workshop sobre Gestão Estratégica e Inovação para a Agropecuária no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na ocasião, foram debatidos os principais desafios da pesquisa agropecuária tendo em vista as mudanças no mundo rural, com destaque para as relacionadas ao clima.

Na abertura do evento, o vice-governador César Colnago destacou a importância da aplicabilidade da pesquisa agropecuária para os agricultores familiares no Estado. “É fundamental que a pesquisa apresente resultados concretos para os agricultores familiares do Espírito Santo, de maneira a beneficiar aqueles que vivem no campo”, destacou. Ele também disse que as parcerias institucionais, com o setor público e privado, são muito importantes para que esses resultados se efetivem e se ampliem.

O secretário Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, disse que o objetivo da atividade foi promover a integração entre a pesquisa do setor público e o privado a fim de alavancar mais resultados para o Espírito Santo. “O sistema agrícola estadual precisa avançar na pesquisa agropecuária. Além desse workshop, estamos elaborando um edital específico para aportar recursos para a pesquisa no Incaper a fim de incentivar o jovem pesquisador a inovar no que é estratégico para o Estado”. Ele também  disse que a agropecuária do século XXI tem dois grandes desafios, a inovação tecnológica e a sustentabilidade.

Durante o evento ocorreu o lançamento da revista técnico-científica “Incaper em Revista”, volumes 4 e 5. A publicação registra a trajetória da pesquisa agropecuária, casos de sucessos e principais tecnologias desenvolvidas ao longo dos anos.

O evento reuniu cerca de 150 profissionais, entre pesquisadores do Incaper e gestores de instituições como o Instituto de Defesa Florestal e Agropecuária (Idaf), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes), entre outras. Entre as instituições privadas, estiveram presentes representantes da Fibria, Heringer, e Suzano Papel e Celulose.

Mudanças no mundo rural apresentam desafios para a pesquisa agropecuária

Durante o workshop ocorreu uma palestra sobre as mudanças no mundo rural feita pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Zander Soares Navarro.

Entre as principais mudanças que ele destacou no cenário rural estão a monetarização das regiões agrícolas; a concentração da renda e pobreza, bem como da produção agropecuária; complexidade organizacional dos sistemas agroindustriais; mudanças nas perspectivas de reforma agrária.

O diretor de tecnologia e inovação da Fibria, Fernando Bertolucci, apresentou os desafios ou ameaças à agropecuária capixaba, entre as quais destaca-se o  déficit de recursos hídricos. “Uma empresa inovadora é a que conecta a necessidade com a tecnologia. É preciso fazer uma análise profunda dos problemas, conhecer outras experiências para estabelecer as conexões entre a necessidade e a tecnologia inovadora”, afirmou.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br